Thursday 24 November 2011

Waldyr Machado

Orlando Dias listens to Waldyr Machado's latest song...
Waldyr Machado & Orlando Dias at Programa Helio Ricardo on Radio Mauá, 26 December 1959.


revista 'Grande Hotel' - 3 Maio 1960.

Waldyr Machado, compositor, cantor, radialista, advogado e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 26 outubro 1923.

Na década de 50 foi um compositor essencialmente carnavalesco, mas mudou para o bolero em 1960, quando teve seus maiores sucessos gravados por Orlando Dias.

Em 1943, iniciou a carreira artística cantando em cinemas, igrejas e clubes imitando Orlando Silva. Sua primeira apresentação radiofõnica foi no "Programa Acadêmico", na Rádio Philips do Brasil. Apresentou-se também nas rádios Nacional, Tamoio, Tupi e Transmissora.

Apresentou o "Programa Waldyr Machado" na Rádio Mauá por 16 anos, onde lançou Anísio Silva e Diana Montez. 


1952 - 'Fugindo de mim' – (samba) W.M., Arnaldo Passos e Geraldo Pereira, com Dircinha Baptista [Odeon].

1953 – 'São Benedito' (ponto-de-macumba) W.M., J.B. De Carvalho e Rossini Pacheco [Todamérica] cantado por J.B. de Carvalho. 


1954 – 'Não sabe o que diz' (samba) W.M. e José Gonçalves, com Diamantino Gomes [Odeon]

'São João do Rancho Fundo' (rancheira) W.M. e José Gonçalves, com Zé da Zilda & Zilda do Zé [Odeon].

'Saca-rolha' (marcha) W.M. e Zé e Zilda, gravada por Zé & Zilda [Odeon].

1957 – 'Sou o maior' (marcha) com Afrânio Rodrigues [Polydor]
'Revelarei' (marcha)  W.M. e Claudionor Santos, com Heleninha Costa [Copacabana].

'Dinheiro de borracha' (marcha)  W.M. com Djalma Machado e Antônio Nunes.

1958 – 'Espera um pouco mais' – bolero com Diana Montez [Polydor].

'Cara bonita' – marcha com Bill Farr [Continental]

A partir de 1960 teve 40 composições gravadas por Orlando Dias na Odeon: 

1960 - 'Quem ama perdoa' e 'Perdoa-me pelo bem que te quero' e 'Que me importa' – boleros com Orlando Dias.

1961 os boleros Eu te quero tanto, O maior amor do mundo e Se tu soubesses (junto com David Montenegro e seu maior sucesso 'Tenho ciúme de tudo' com o indefectível Orlando Dias. 

Em 1962 o samba-canção Será que tu não entendes os meus olhos e o bolero Se a vida fosse um sonho bom. Ainda gravou pela Philips os boleros Feliz contigo e Em teus braços minha cruz, ambos de sua autoria.

1963 o bolero Quisera envolver-me em teus braços foi gravado por Orlando Dias.


2003, lançou o CD "Waldir Machado revive seus sucessos através dos tempos", no qual interpretou sucessos como Tenho ciúmes de tudo, Tu hás de pensar em mim e Nunca mais, além da inédita Quem ama não trai.  

A chama do amor, Agonia de amor (c/ Adelino Moreira),
Anágua (c/ Benê Guimarães),
Até eu, Beija-me pela última vez, Canjira (c/ Paulo Rodrigues),
Cara linda, Dinheiro de borracha (c/ Djalma Machado e Antônio Nunes),
Em teus braços minha cruz, Espera um pouco mais, Eu sempre te amei, Eu sou de mola (c/ Antônio Nunes),
Eu te quero tanto, Feliz contigo, Fruta madura (c/ Rubens Machado),
Fugindo de mim (c/ Arnaldo Passos e Geraldo Pereira),
Lembranças tantas de ti, Não posso conter meu pranto, Não sabe o que diz (c/ José Gonçalves), Nasci para te amar, Nos braços dela (c/ Osvaldo Lira),
Nunca mais, O maior amor do mundo, Perdoa-me pelo bem que te quero, Play-boy Valdemar (c/ Rubens Machado),
Que me importa, Quem ama não trai, Quem ama perdoa, Quisera envolver-me em teus braços, Revelarei (c/ Claudionor Santos),
Saca-rolha (c/ José Gonçalves e Zilda Gonçalves),
São Benedito (c/ J. B. de Carvalho e Rossini Pacheco),
São João do Rancho fundo (c/ José Gonçalves),
Se a vida fosse um sonho bom, Se eu pudesse, Se tu soubesses, Será que tu não entendes os meus olhos, Só eu sei (c/ Rubens Machado),
Sou camarada, Sou eu (c/ Rubens Machado),

Sou o maior, Tenho ciúmes de tudo, Tu hás de pensar em mim, Vem com titio.


2 comments:

  1. Olha sou filha dele, adorei a homenagem. Muito obrigada. giseletlevy@hotmail.com

    ReplyDelete
  2. Olha sou filha dele, adorei a homenagem. Muito obrigada. giseletlevy@hotmail.com

    ReplyDelete