Dora Lopes started singing at Ary Barroso's famous radio gong-show in the 1940s, so one could say the great song-writer-musician-cum-radio-announcer knew her since she first stepped on the radio-station auditorium stage to sing the tune of her choice, Bororó's 'Da cor do pecado'. Dora stood there shaking and Ary told her: 'Don't be afraid of the microphone! It doesn't bite!' Dora was obviously not afraid of the microphone but of Mr. Barroso who was really blunt and strict with the contestants in his show and would not forgive anyone out of tune or out of rhythm.
Ary Barroso obviously knew who he was dealing with when he invited Dora Lopes in 1953 to be one of the crooners of his orchestra that would go on a tour of Venezuela and Mexico. Ary hastily assembled an orchestra that initially was going to Cuba and the USA too. Barroso borrowed musicians from both Severino Araujo's Orquestra Tabajara and from conductor Peruzzi's orchestra.
Here's the story of Ary Barroso's Orchestra with Dora Lopes and Aracy Costa as female crooners in Mexico City where they stayed the longest. They eventually recorded 'Fantasia Carioca', a 10" album that was released by a US record label.
Dora Lopes é crooner da Orquestra de Ary Barroso na Venezuela e Mexico
No início de 1953, Ary Barroso excursionou com sua 'orquestra-espetáculo' à Venezuela e Mexico, pretendendo também ir à Cuba e Estados Unidos. Ary emprestou músicos da Orquestra Tabajara, de Severino Araujo e da Orquestra Marajoara, do maestro Peruzzi, entre eles os trompetistas Julinho Barbosa, José Luiz e Geraldo Medeiros; os saxofonistas Paulo Moura, Darcy Barbosa, Bijou e Orfeu; os trombonistas Maciel e Nelsino; além de Alfredo 'Mesquita' de Souza na bateria, Malagutti no baixo, Gaury ao piano e Caramujo no pandeiro.
Além de mais três percussionistas não identificados, Ary levou o cômico Walter Machado, o dançarino e pandeirista Vieirinha (Manuel Vieira Filho) e os cantores Edson Lopes, Aracy Costa e Dora Lopes.
O repertório foi escolhido antes da viagem e os arranjos musicais foram escritos pelos maestros Severino Araujo, Pernambuco, Morfeu e Zezinho. O programa incluia os números:
1. 'Rio de Janeiro' [Ary Barroso] com a orquestra;
2. 'Terra seca' [Ary Barroso] com Edson Lopes;
3. 'Chamego' com Dora Lopes;
4. 'Boneca de pixe' [Ary Barroso-Luiz Iglesias] com Aracy Costa & Vieirinha;
5. 'Na Baixa do Sapateiro' [Ary Barroso] com Edson Lopes;
6. 'Granada' [Agustin Lara] com a Orquestra;
7. 'Sinfonia Carioca' com Edson Lopes;
8. 'Frevo' com Vieirinha e Orquestra;
9. 'Macumba' com Dora Lopes & Vieirinha;
10. 'Aquarela do Brasil' [Ary Barroso] com Edson Lopes;
11. 'Maria La O' [Ernesto Lecuona] com a Orquestra;
12. 'Copacabana' [João de Barro-Alberto Ribeiro] com Aracy Costa;
13. 'No tabuleiro da bahiana' [Ary Barroso] com a Orquestra;
14. 'Divagando' [Ary Barroso] com Ary e percussão;
15. 'Alma llanera' [Pedro Elias Gutiérrez] Ary ao piano e Orquestra;
16. 'Risque' [Ary Barroso] com Dora Lopes;
17. 'Ocultei' (Que Deus me perdoe) [Ary Barroso] com Ary & Orquestra;
18. 'Sambando na gafieira' [Ary Barroso] com Orquestra;
19. 'El baiao del Pinguino' [Alfredo 'Mesquita' de Souza] com a Orquestra;
20. 'Rapsódia Carnavalesca' [Ary Barroso] com a Orquestra e Todos.
1. 'Rio de Janeiro' [Ary Barroso] com a orquestra;
2. 'Terra seca' [Ary Barroso] com Edson Lopes;
3. 'Chamego' com Dora Lopes;
4. 'Boneca de pixe' [Ary Barroso-Luiz Iglesias] com Aracy Costa & Vieirinha;
5. 'Na Baixa do Sapateiro' [Ary Barroso] com Edson Lopes;
6. 'Granada' [Agustin Lara] com a Orquestra;
7. 'Sinfonia Carioca' com Edson Lopes;
8. 'Frevo' com Vieirinha e Orquestra;
9. 'Macumba' com Dora Lopes & Vieirinha;
10. 'Aquarela do Brasil' [Ary Barroso] com Edson Lopes;
11. 'Maria La O' [Ernesto Lecuona] com a Orquestra;
12. 'Copacabana' [João de Barro-Alberto Ribeiro] com Aracy Costa;
13. 'No tabuleiro da bahiana' [Ary Barroso] com a Orquestra;
14. 'Divagando' [Ary Barroso] com Ary e percussão;
15. 'Alma llanera' [Pedro Elias Gutiérrez] Ary ao piano e Orquestra;
16. 'Risque' [Ary Barroso] com Dora Lopes;
17. 'Ocultei' (Que Deus me perdoe) [Ary Barroso] com Ary & Orquestra;
18. 'Sambando na gafieira' [Ary Barroso] com Orquestra;
19. 'El baiao del Pinguino' [Alfredo 'Mesquita' de Souza] com a Orquestra;
20. 'Rapsódia Carnavalesca' [Ary Barroso] com a Orquestra e Todos.
Dora Lopes e Edson Lopes [nenhum parentesco] em foto promocional tirada em frente ao Pão-de-Açucar para a tournee que a Orquestra de Ary Barroso faria pela Venezuela e Mexico em 1953.
Aracy Costa & Dora Lopes interpretam 'Boneca de pixe' na cidade do Mexico. Esse numero era geralmente feito por Aracy & Vieirinha, pois afinal é um ato onde deve existir um homem e uma mulher. Não se sabe o que aconteceu nessa ocasião para que Dora tomasse o lugar de Vieirinha. Nota-se que Dora veste calças compridas, mas não está caracterizada de 'homem' inteiramente.
partitura de 'Boneca de pixe' de Ary Barroso e letra de Luiz Iglezias.
Dora Lopes se destaca junto do bailarino e percussionista Vieirinha e a Orquestra de Ary Barroso no Mexico.
saxofonistas, pistonistas, trombonistas, bateria, 4 crooners... e Ary Barroso sorrindo para as câmeras.
final apoteótico do 1o. acto da 'Revista Brasil' no Mexico - 1953.
Na Cidade do Mexico, a Orquestra de Ary Barroso tocou em radio, no night-club Versailles e numa série sensacional de shows diários no Teatro Lírico, onde espetáculos paralelos eram apresentados pela orquestra de Agustin Lara numa verdadeira guerra de big-bands. Parece que nem Agustin ou Ary sabiam conduzir eficientemente, mas ninguém se importava com esse pormenor.
Tudo ia indo maravilhosamente quando os empresários da excursão, o chileno Florencio Contreras e o argentino Cesar Luchetti fugiram com todo o dinheiro arrecadado, deixando Ary e sua troupè a ver navios. Felizmente, a temporada no Teatro Lírico foi estendida e a Orquestra foi convidada para novas apresentações em várias estações de radio e night-clubs compensando assim um pouco o dinheiro surrupiado.
As artimanhas dos ladinos empresários não foram as únicas agruras e decepções sofridas por Ary nessa viagem. Havia planos de se rodar 4 filmes na capital mexicana, cuja indústria cinematográfica era a maior da America Latina, mas eles foram pegos no meio de uma greve de técnicos e músicos. Enquanto a Orquestra estava na capital mexicana, Ary recebeu propostas para apresentações em Los Angeles, Bogotá, Lima, Santiago e Buenos Aires, mas nada se concretizou.
Houve, sim, a gravação de um álbum da Orquestra de Ary Barroso na Cidade do Mexico, chamado 'Fantasia Carioca', que foi recentemente descoberto e postado na Internet como 'o LP que ficou 50 anos desaparecido', já que somente duas pessoas tem propriedade deles. Nele, Dora Lopes canta 'Risque', que fazia sucesso no Mexico com o título de 'Borre mi nombre de tu caderno' [Risque meu nome do seu caderno].
Para saber mais sobre a peripécia do descobrimento dessa preciosidade, entre nesse link:
http://daniellathompson.com/Texts/Ary_Barroso/Fantasia_Carioca.htm
http://daniellathompson.com/Texts/Ary_Barroso/Fantasia_Carioca.htm
A maior parte das informações sobre a tournee da Orquestra de Ary Barroso ao Mexico e Venezuela veio do livro 'No tempo de Ari Barroso' [sic] escrito por Sergio Cabral e lançado pela Lumiar Editora em 1993.
1953 - Fantasia Carioca - Sambas Baiaos - Ary Barroso & His Orchestra - Musart LPD 94 - gravado no Mexico em 1953
1. Instrumentos brasileiros - demonstração de percussão
2. Maria La O [Ernesto Lecuona] - Orquestra
3. Copacabana [João de Barro-Alberto Ribeiro] Aracy Costa
4. Aquarela do Brasil [Ary Barroso] - Orquestra
5. No tabuleiro da bahiana [Ary Barroso] - Orquestra
6. Divagando [Ary Barroso] - Ary & percussão
7. Granada [Agustin Lara] - Orquestra
1. Alma llanera [Pedro Elias Gutiérrez] piano & orquestra
2. Na Baixa do Sapateiro [Ary Barroso] - Edson Lopes
3. Risque [Ary Barroso] - Dora Lopes
4. Que Deus me perdoe - Ocultei [Ary Barroso] - Ary & percussão
5. Sambando na gafieira [Ary Barroso] - Ary & percussão
6. El baiao del Pinguino [Alfredo 'Mesquita' de Souza] - Ary & percussão
Although the complete Ary Barroso discography remais unpublished, the most authoritative source available on the composer is Sergio Cabral's biography 'No tempo de Ary Barroso' [Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1993].
There, on page 301, one learns that in the spring and summer of 1953, Ary took an 'orquestra de espetáculo' on tour to Venezuela and Mexico, intending to add Cuba and the US to the itinerary. For his tour band, the composer borrowed musicians from Severino Araujo's Orquestra Tabajara and Peruzzi's Orquestra Marajoara, including in the roster Julio 'Julinho' Barbosa, José Luiz and Geraldo Medeiros [trumpets], Paulo Moura, Darcy Barbosa, Bijou and Orfeu [saxophones]; Maciel and Nelsinho [trombones]; Alfredo 'Mesquitinha' de Souza [drums]; Malagutti [bass]; Gauri [piano]; and Caramujo [pandeiro].
In addition, there were 3 unnamed percussionists, the comic Walter Machado, the dancer Vieirinha [Manuel Vieira Filho] and singers Edson Lopes, Aracy Costa and Dora Lopes. If these vocalists have ever recorded an Ary Barroso song before or after the tour, I haven't been able to locate such recording. Dora Lopes, who was a gifted songwriter as well as spirited samba singer, was 'discovered' in Ary's radio talent show in 1949.
Of Ary's own 7 compositions, 'Aquarela do Brasil' is presented by the Orchestra alone, 'Na Baixa do Sapateiro' by Edson Lopes and orchestra, and 'Risque' by Dora Lopes and orchestra. 'Risque' was a big hit in Mexico under the title 'Borre mi nombre de su caderno', and the vocal rendition in 'Fantasia Carioca' includes a final refrain in Spanish.
The singers' renditions tend towards bombast, a style destined to become passé just a few years later, when João Gilberto would kill it off with a subtle yet swift blow. The orchestral style is expansive and danceable, vey much of the period.
para ler mais sobre o assunto:
Note: Unfortunately, we know very little about Dora Lopes' escapades during the 1953 Mexican tour. It is generally known that Dora had a love affair with Aracy Costa, the other female singer in the band during this period. It is really amazing that Dora had actually the chance to play the male part in the rendition of 'Boneca de pixe' (Pitch doll) with Aracy playing the doll's part in some of the band's performances. It must have been such a gas and highly camp for those in the know! Vieirinha the male dancer who usually played the male part must have been sick when the photographer took the pictures... Dora hardly had the time to cross-dress as one can see looking at the photo.
Aracy Costa no auge de sua carreira.
A excursão da Orquestra de Ary Barroso ao México não foi um mar de rosas... houve muita sacanagem por parte dos empresários mexicanos que não quiseram pagar os shows. Aqui há várias reportagens da Revista do Rádio sobre a gatunice dos mexicanos.
Trecho de matéria intitulada 'Os noivos do rádio', publicada no jornal 'Luta Democrática' de 20 Junho 1954.
Revista do Rádio 14 Julho 1953.
Olá,
ReplyDeleteAchei essa postagem enquanto procurava conteúdos sobre Ary Barroso. Muito bacana!
Abraços,
Lu Oliveira
www.luoliveiraoficial.com.br
obrigado pelo comentario, Lu Oliveira... e eu achei o Ary Barroso procurando a Dora Lopes... veja como vários caminhos nos levam a um objetivo... o Ary gostava da Dora, primeiro pq. a escolheu em seu programa de calouros... e depois, já profissional, a escolheu para essa maratona que fez ao Mexico... abraços aryanos e lopistas, C.M.
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